Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/20 às 17h00 - Atualizado em 28/05/20 às 9h43

Documento oficializa Exército como gestor do Pátio Ferroviário

COMPARTILHAR

POR LÍVIO DI ARAÚJO

 

O Exército Brasileiro passou, oficialmente, a gerir a área denominada Pátio Ferroviário de Brasília – próximo à antiga Rodoferroviária. A cerimônia de formalização da atualização do Termo de Entrega e Recebimento (TER), em que a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) oficializou a nova gestão das terras aos militares, foi realizada na manhã desta quarta-feira (27), no Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano.

 

Desde 2006, a área pertence ao Exército, que atua em constante patrulhamento patrimonial para manutenção e conservação das terras. Com a assinatura do novo TER, os militares passam, formalmente, a cuidar e trabalhar pela destinação do espaço. Um planejamento estratégico foi apresentado pelos militares à União, demonstrando a intenção de promover o desenvolvimento da área.

 

Vigilância e conservação

 

“Essa conquista é muito importante, pois iniciamos uma nova fase com alinhamento de objetivos entre o Exército e a SPU”, explicou o chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, general Moura, que reforçou o empenho dos militares no trabalho de vigilância e conservação da área localizada a extremo oeste do Distrito Federal.

 

“Não tenho dúvida que o Exército é capaz e competente para essa tarefa, e o apoio do Governo do Distrito Federal é imprescindível”, enfatizou o secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Fernando Anton Bispo.

 

Presente à cerimônia, o vice-governador Paco Britto afirmou que o GDF não medirá esforços para ajudar todas as instituições que queiram contribuir com o crescimento e desenvolvimento da cidade. Na oportunidade, lembrou que a gestão do Exército na área é responsável pela existência, hoje, de terras livres de invasões e de grilagem.

 

“O governo Ibaneis tem se empenhado em manter boas relações com as instituições, e sempre esteve e estará à disposição para qualquer ideia que seja voltada para a melhoria de nossa cidade”, destacou Paco. “Ideias tecnológicas, conceituais, inteligentes. É o desenvolvimento que buscamos.”