Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/04/19 às 11h38 - Atualizado em 11/06/19 às 16h52

Paco Britto ressalta importância das parcerias durante evento no Tororó

COMPARTILHAR

O vice-governador Paco Britto participou na manhã deste sábado, 6, de um café da manhã de lançamento das obras de implantação do Parque Ecológico Tororó. Estavam presentes ao evento o presidente do Ibram– Instituto Brasília Ambiental, Edson Duarte, o secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, a representante da Associação dos Empreendedores do Tororó, Maria José Feitosa, a deputada distrital, Jaqueline Silva, o secretário-executivo das Cidades, Gustavo Aires, administradores regionais, de São Sebastião, Jardim Botânico e Santa Maria, além de cerca de 200 convidados, entre secretários, lideranças comunitárias, empresários e investidores.
Durante a solenidade, Paco Britto recebeu dos representantes do Ibram e da Associação documentos contendo reivindicações feitas pela sociedade local, solicitando recursos do GDF para atender às demandas da região, como a duplicação da rodovia DF-140 e o asfaltamento das vias da região. O governador ressaltou a importância das parcerias e destacou que o governo “está presente” “e de portas abertas” para a comunidade. “O Ibram é de toda população do Distrito Federal. Ele vem para destravar tudo o que estava travado nesses últimos 12 anos”, frisou.
De acordo com Edson Duarte, as obras terão início nessa semana. “O plano de manejo está em execução”, garantiu.

Mananciais
Paco Britto falou ainda sobre a importância da preservação dos mananciais. “Nós temos obrigação com o bem mais precioso do planeta: a água”, disse, referindo-se aos cuidados do governo com a preservação ambiental. Atualmente, existem 18 parques no DF e o governo deverá implantar mais 17 neste ano. Para o de Tororó, serão disponibilizadas câmeras de vigilância, dentre outros benefícios.
Corroborou com ele, o secretário Sarney Filho ressaltando que Brasília tem uma relação estreita com a natureza. “Não se faz desenvolvimento sustentável se não houver a participação da sociedade”, ponderou.
A implantação do parque contará com recursos de compensação ambiental da ordem de dois milhões que serão investidos em iluminação, guaritas, sanitários e sinalização que garantirão a implementação do parque.
O Parque Ecológico do Tororó foi criado em 2003, pelo então governador Joaquim Roriz, e é há muitos anos aguardado pela população daquela região de mais de 15 mil habitantes. O Parque do Tororó, por ser um Santuário Ecológico, tem recebido atenção especial do GDF.