20/04/20 às 11h56 - Atualizado em 20/04/20 às 12h03

Universidade de Brasília – Brasília 60 anos

Texto: Lívio di Araújo
Fotos: Vinicius de Melo

A capital tinha apenas 2 anos quando Oscar Niemeyer transformou as ideias do antropólogo Darcy Ribeiro e do educador Anísio Teixeira em prédios. A Universidade de Brasília, ou UnB como é conhecida pelos brasilienses, é a maior instituição de ensino superior do Centro-Oeste do Brasil e uma das mais importantes do país. Está entre as 20 melhores da América Latina.

A UnB oferece cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento profissional, nas modalidades presencial e a distância, nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas. A universidade possui quatro campi, em Brasília (campus Darcy Ribeiro), em Ceilândia (Faculdade UnB Ceilândia), Gama (Faculdade UnB Gama) e Planaltina (Faculdade UnB Planaltina). A área total dos 4 campi é de 4.787.449,13m2.

Entre os destaques da estrutura oferecida pela universidade estão os mais de 400 laboratórios específicos para os cursos, auditórios, conjunto de bibliotecas, hospitais universitários e veterinários, empresas juniores, museu virtual, Fazenda Água Limpa, restaurantes universitários e complexo esportivo do Centro Olímpico. A Biblioteca Central da UnB tem o maior acervo de livros do Centro-Oeste e o terceiro maior do Brasil, atrás da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e da Biblioteca Mário de Andrade, de São Paulo.