Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/07/18 às 9h47 - Atualizado em 4/06/24 às 10h20

Competências

Regimento Interno Vice-Governadoria

 

VICE-GOVERNADORIA – unidade orgânica de direção superior, diretamente subordinada ao Governador do Distrito Federal.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – Planejar, organizar, coordenar e executar as atividades de comunicação social do Gabinete do Vice-Governadora; entre outros.

 

ASSESSORIA MILITAR – Executar as atividades de segurança pessoal do Vice-Governador, Assistir o Vice-Governador nos assuntos de natureza militar, bem como de segurança física das instalações da Vice-Governadoria e da Residência Oficial; Planejar, coordenar, executar e fiscalizar as atividades de transportes; de viagens; de comunicação; os serviços de informática e de transmissão de dados; de suprimento e de manutenção do Gabinete do Vice-Governador e da Residência Oficial; Dirigir, coordenar, executar e supervisionar as atividades de ajudância-de-ordens do Vice-Governador; entre outros.

 

ASSESSORIA DE CERIMONIAL – Executar as atividades de cerimonial do Gabinete do Vice-Governador; entre outros.

 

ASSESSORIA JURÍDICO-LEGISLATIVA – Executar as atividades de assessoramento jurídico ao Vice-Governador e demais unidades do Gabinete do Vice-Governador; promover o exame prévio de atos normativos, termos, contratos, convênios, ajustes e outros assemelhados; entre outros.

 

ASSESSORIA DE DIVERSIDADES RELIGIOSAS

Assessorar e atualizar a Vice-Governadoria sobre assuntos pertinentes a sua área de atuação; Representar a Vice-Governadoria em ações que ela não estiver presente em demandas envolvendo entidades religiosas; Auxiliar a Vice-Governadoria na promoção de atividades e parcerias que estreite a comunicação e a aproximação com entidades religiosas. Elaborar calendário com as principais datas representativas das instituições religiosas, viabilizando a implementação de atividades com base no almanaque formulado. Elaborar registro dos representantes das instituições com o intuito de facilitar a comunicação e o relacionamento com o segmento. ⁠Atender à comunidade Religiosa nas demandas pertinente a Assessoria, apoiando, orientando e acompanhando.

 

 

ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA – 

 

ASSESSORIA DE POLÍTICAS SOCIAIS:

Assessorar e atualizar a Vice-Governadoria sobre assuntos pertinentes a sua área de atuação; Representar a Vice-Governadoria em ações que ela não estiver presente em demandas envolvendo a população em situação de vulnerabilidade; Coletar e examinar informações sobre a situação social, econômica e cultural para identificar quais são as principais necessidades, problemas e recursos disponíveis em prol da população em situação de vulnerabilidade; Fornecer dados, análises e sugestões a Vice-Governadoria, a fim de criar políticas que enfrentem questões como desigualdade social, saúde, educação, moradia e segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade; Auxiliar a Vice-Governadoria na criação de programas sociais focados nas demandas da população vulnerável do DF, definindo metas, indicadores de sucesso e métodos de avaliação para assegurar que os programas sejam efetivos; Promover a transparência e participação cidadã na gestão de políticas públicas em prol da população em situação de vulnerabilidade; Monitorar a implementação de políticas e programas, bem como incentivar o controle social por meio de conselhos, audiências públicas e outras formas de participação democrática em prol da população vulnerável.

 

ASSESSORIA DE ASSUNTOS RURAIS – Assessorar e atualizar a Vice -Governadoria sobre assuntos pertinentes a sua área de atuação. Proporcionar a aproximação entre as comunidades rurais e Vice-Governadoria. Representar a Vice-Governadoria em ações que ela não estiver presente em demandas rurais. Encaminhar as demandas das comunidades rurais aos órgãos competentes. Assistir as comunidades rurais do DF e Entorno (RIDE), bem como articular por melhorias junto aos órgãos competentes. Auxiliar as comunidades rurais, através de estudos e trabalhos in loco. Promover juntamente com os órgãos públicos, uma melhor qualidade de vida tendo em vista o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais

 

SUBSECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL – Executar as atividades de planejamento, coordenação, direção, controle, supervisão e fiscalização da execução setorial das atividades de gestão de pessoas e patrimônio, planejamento, orçamento e finanças, contratos e serviços gerais, as atividades de elaboração da Proposta Orçamentária do Gabinete do Vice-Governador, em consonância com o seu Plano Plurianual, a elaboração e a consolidação do relatório anual de atividades do Gabinete do Vice-Governador, a gestão da tecnologia da informação, logística, material e patrimônio, gestão documental e da proposição de diretrizes para a manutenção, desenvolvimento, integração e acesso às fontes de informação institucional e os processos de elaboração demandadas por unidades e órgãos de controle interno e externo; entre outros.

 

ASSESSORIA DE RELAÇÃO INSTITUCIONAIS- ARI compete a articulação de políticas públicas, projetos e ações com outros órgãos do Governo do Distrito Federal e do Governo Federal, bem como com Organismos Internacionais. O objetivo da ARI é fazer a interlocução com esses agentes para encaminhamento e resolução das demandas recebidas pelas associações de classe, instituições do terceiro setor e comunidade, de maneira geral, nos diversos segmentos, como área social, área cultural, área da educação, área da saúde, dentre outras, visando sempre que a tomada de decisão seja benéfica para todas as partes envolvidas.

 

 

OUVIDORIA – Receber demandas – reclamações, sugestões, consultas ou elogios – provenientes tanto de pessoas da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa e encaminhar às unidades envolvidas; entre outros.