Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/03/23 às 15h09 - Atualizado em 13/03/23 às 15h18

Empreendedorismo ganha força nas escolas públicas com parceria do Sebrae

A governadora em exercício Celina Leão, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e a superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, durante a assinatura da renovação do termo de cooperação para o desenvolvimento de ações nas escolas públicas | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

A educação empreendedora tem firmado suas raízes e, ao mesmo tempo, criado asas em estudantes e gestores da rede pública de ensino. Nesta sexta-feira (10), o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Sebrae renovaram, até 2025, um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações nas escolas públicas, responsável por atender cerca de 290 mil alunos em 2022.

 

Além de sensibilizar os estudantes para o empreendedorismo e ofertar a formação técnica, o Sebrae também vai auxiliá-los a buscar diferentes soluções em áreas ambientais, de saúde, educacionais, dando possibilidade de criarem startups.

 

A assinatura ocorreu em um restaurante na Asa Sul e contou com a presença da governadora em exercício Celina Leão, da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e da superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha.

 

“O Sebrae sempre nos apoiou; tivemos mais de 500 professores que conseguiram pós-graduação gratuita com o Sebrae. E também faço um pedido aqui, que possamos ter uma escola empreendedora, assim como temos as escolas de gestão compartilhada. Todos os grandes projetos tiveram participação do Sebrae e sabemos que podemos contar com eles”, afirmou a governadora em exercício.

 

Para a secretária de Educação, o envolvimento do terceiro setor é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. “Esse trabalho vem sendo feito junto às escolas e leva milhares de alunos a pensarem no empreendedorismo, a pensarem em empreender, mudar conceitos, trabalhar a criatividade. Às vezes, o aluno pode ter uma ideia e vender essa ideia, por isso temos um projeto de trabalhar incubadoras e desenvolver startups junto aos estudantes”, detalha.

 

A Educação Empreendedora é um projeto do Sebrae presente em mais de cinco mil municípios e que atende mais de 12 milhões de estudantes e capacitou mais de 750 mil professores. No DF, a parceria busca desenvolver o potencial criativo e inovador dos estudantes durante a vida escolar. Objetivo que tem dado resultado. “Em 2022, nós tivemos mais de 15 mil professores formados na educação empreendedora, com algum tipo de ação, e quase 300 mil alunos capacitados. O Sebrae tem atuado desde a sensibilização da educação empreendedora com esses alunos das séries iniciais até os alunos do ensino médio, estes com possibilidade de saírem formados no curso técnico de administração. Ou seja, eles saem formados com dois diplomas”, detalha a superintendente do Sebrae-DF.

 

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes