Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/21 às 11h10 - Atualizado em 1/10/21 às 11h12

Luz, cascalho e regularização para o 26 de Setembro

COMPARTILHAR

LÍVIO DI ARAÚJO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: CHICO NETO

 

Comunidade comemorou aniversário do assentamento com boas notícias | Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

 

 

A manhã deste domingo (26) no Assentamento 26 de Setembro, às margens da DF-001, teve gosto de esperança. No dia em que o local comemora 25 anos de história, era grande, por parte dos moradores que participaram da festa organizada pela comunidade e empresários locais, a expectativa pelas notícias referentes a regularização fundiária, chegada do cascalho à avenida principal e iluminação na entrada da área.

 

Em visita à festa, o vice-governador Paco Britto lembrou que o governador Ibaneis Rocha tem trabalhado para regularizar a região. “Em fevereiro deste ano, o governador deu o primeiro passo para a regularização do assentamento 26 de Setembro, quando enviou para o presidente da República a minuta do projeto de lei que prevê a desafetação de área de mais de 996 hectares da Floresta Nacional de Brasília, uma medida necessária para a regularização fundiária desta região”, explicou.

 

Atualmente, o projeto tramita na Câmara dos Deputados e foi aprovado, no último dia 14 deste mês, pela comissão de meio ambiente da Casa, de onde seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 

 

Cascalho a caminho

“Estamos aqui, de pé, em paz, esperançosos nos parlamentares e no nosso governo para que tenhamos nossa cidade regularizada e possamos, então, receber as melhorias de infraestrutura que tanto precisamos”, disse o presidente do Espaço Bola de Ouro, Edmilton Gomes, um dos organizadores da festa deste domingo.

 

De acordo com o vice-governador, além da regularização, o governo atenderá, nos próximos dias, duas demandas importantes da comunidade. “Por determinação do governador Ibaneis Rocha, vamos cascalhar a avenida principal”, adiantou. “Já conseguimos 350 caminhões de cascalho e estamos finalizando o processo para disponibilizar o maquinário necessário para a obra”.

 

Outro pedido feito pelos moradores foi para implantar iluminação no trecho da DF-001 que dá acesso ao assentamento. “O DER [Departamento de Estradas de Rodagem do DF] já está finalizando o projeto que seguirá para a CEB, e assim, em breve, a parte já duplicada da DF-001 ganhará a iluminação tão sonhada”, garantiu Paco Britto. “Vamos fazer toda a iluminação da região, mas em partes. A primeira delas já está autorizada pelo governador”.

 

 

Expectativa alta

Andreia Régis, que há 20 anos adquiriu um lote no assentamento e aguarda, ansiosa, pela regularização da região, antevê muitas melhoras para o 26 de Setembro. “A expectativa é imensa”, disse. “É tudo o que a gente precisa. Cada um que comprou seu pedacinho de terra aqui sonha com isso há 25 anos”.

 

Andreia, que é psicóloga e trabalha na cidade como voluntária prestando atendimento gratuito, está animada com as notícias. “Embora a região seja formada por pessoas humilde, a cidade só tem a crescer”, avaliou. “Só precisamos deste apoio do governo que, desta vez, parece que virá”.

 

Outro entusiasta do processo de regularização é o pedreiro Jorge Mendes da Silva, que mora com a esposa e filhos na região há mais de dois anos. “Com a regularização, as melhorias virão”, afirmou. “Tenho muita esperança de que, desta vez, não será apenas uma promessa”.

 

 

Governo participativo

Reforçando o anseio dos cerca de 40 mil moradores do 26 de Setembro – que ainda lutam para ter acesso a serviços básicos –, o administrador de Vicente Pires, Daniel de Castro, lembrou que a presença do Estado na cidade é constante.

 

“Recebi a missão do governador Ibaneis Rocha de cuidar da cidade e das pessoas, e isso está sendo feito”, relatou. “Não falta maquinário, cuidado, atenção ao meio ambiente e presença aqui. Sei que o sonho de todos que vivem aqui é que a cidade tenha vida própria, sua estrutura administrativa, e acreditem: está cada dia mais perto.”

 

Com música ao vivo, guloseimas para a garotada, parabéns e bolo, a festa contou ainda com uma ação do Comitê Todos Contra o Covid, do GDF, que distribuiu cerca de mil frascos de álcool gel e máscaras de tecido reutilizável para a população.