Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/07/23 às 19h09 - Atualizado em 17/07/23 às 16h10

Programa social do GDF forma 1.017 jovens em cursos profissionalizantes

Os jovens concluíram os cursos: assistente administrativo com ênfase em recursos humanos, massoterapia, cuidador de idoso, muay thai, karatê, preparação para o mercado de trabalho, culinária, teatro, violão e breakdance

 

O Museu Nacional da República foi o palco da festa de formatura de 1.017 jovens que participaram de cursos e oficinas de capacitação profissional, cultural e esportiva realizadas nas três unidades dos Centros de Juventude do Distrito Federal. A cerimônia realizada na noite de quarta-feira (12) contou com a presença da governadora em exercício Celina Leão.

“Quero deixar um recado para os formandos: muitas vezes a gente pensa que é só um curso, mas temos muitas histórias de pessoas que conquistaram graduação, emprego e casa própria assim, só porque tiveram uma oportunidade como essa”, afirmou. “Não parem de buscar qualificação, que nosso governo não vai medir esforços e investimento na juventude do Distrito Federal”, frisou a governadora em exercício.

 

Os jovens concluíram os seguintes cursos: assistente administrativo com ênfase em recursos humanos, massoterapia, cuidador de idoso, muay thai, karatê, preparação para o mercado de trabalho, culinária, teatro, violão e breakdance. Os formandos integraram as 64 turmas realizadas entre julho de 2022 e julho de 2023 nas regionais de Ceilândia, Estrutural e Samambaia Norte.

 

O projeto é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Família e Juventude (SEFJ), em parceria com a IECAP Agência de Transformação Social. Além dos cursos e oficinas, o espaço também oferece acolhimento e orientação psicossocial para jovens e familiares. Só no último ano foram 750 atendimentos.

 

“Vamos trabalhar para que mais pessoas sejam impactadas. Nosso empenho é cada vez mais tornar os CJs na casa do jovem brasiliense, onde ele encontre apoio necessário para realizar os seus sonhos. Meu agradecimento especial a este governo que acredita no potencial dos Centros de Juventude”, destacou o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso.

Devido ao sucesso do programa, o governo estuda implantar outros Centros de Juventude no DF para que mais jovens de 15 a 29 anos sejam atendidos e encontrem no local uma referência para sua formação cultural, esportiva e de capacitação profissional em outras áreas.

 

Solenidade

 

A festa de cerimônia deu protagonismo aos jovens formandos, que se revezaram no palco em apresentações artísticas de violão, teatro e breakdance. Além disso, a solenidade destacou as conquistas dos estudantes dos CJs.

 

O coletivo artístico CeinCena, formado por artistas de Ceilândia, lota os palcos teatrais da cidade com performances autorais e conta com dois troféus pelo FESTA – Festival Estudantil de Teatro Amador. Já o grupo de breakdance ClayFeet estará na final do Festival de Cultura Candanga, que será disputada no próximo dia 22. No violão, o grupo apresentou o Hino Nacional na abertura oficial da 24ª Marcha dos Prefeitos.

 

Os jovens atletas de muay thai da Estrutural compõem o ranking do Juventude Team com 90% de rendimento nos campeonatos disputados, colecionando medalhas, troféus e cinturões no esporte. Enquanto as atletas do karatê conquistaram 13 medalhas pela Copa Brasil de Karatê, que reuniu mais de dois mil atletas de todo o país.

 

“Acompanhar todas essas histórias de superação e conquista é uma imensa alegria. Chancela o nosso propósito de transformação de vidas e mostra que toda essa entrega é real. Com certeza vale todo o nosso esforço e dedicação”, afirmou a presidente da IECAP Agência de Transformação Social, Renata Oliveira.

 

*Com informações da Secretaria da Família e Juventude e IECAP Agência de Transformação Social